Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42770

Compartilhe esta página

Título: Concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o uso da calculadora em aulas de matemática.
Autor(es): MATIAS, Luanna de Melo
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamental); Professores de matemática; Máquinas de calcular; Tecnologia
Data do documento: 21-Ago-2019
Citação: MATIAS, Luanna de Melo. Concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o uso da calculadora em aulas de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o discurso de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o uso da calculadora em sala de aula de uma escola pública do município de Brejo da Madre de Deus/PE. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que considerações professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental fazem sobre a calculadora na sala de aula? A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aberto aplicado a três professores de Matemática. Inicialmente buscou-se trazer um pouco da importância das tecnologias em sala de aula, mas especificamente a calculadora, apresentamos o que afirma os documentos curriculares sobre o uso dessas tecnologias na educação básica, com algumas contribuições de Selva e Borba (2010) sobre o uso da calculadora. A partir disso, pudemos perceber que os professores ainda hoje, apesar de vivermos em uma era digital, encontram dificuldades em trabalhar com recursos tecnológicos, principalmente a calculadora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42770
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATIAS, Luanna de Melo.pdf520,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons